Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48642

Compartilhe esta página

Título: Infância, colonialidade e educação : pensando a criança sob a perspectiva decolonial.
Autor(es): LIMA, Martha Manuella Sampaio Lins
SENA, Marília Cordeiro Serra de
Palavras-chave: Pedagogia Decolonial; educação infantil; concepção de infância
Data do documento: 10-Nov-2022
Citação: LIMA, Martha Manuella Sampaio Lins; SENA, Marília Cordeiro Serra de. Infância, colonialidade e educação: pensando a criança sob a perspectiva decolonial 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa visou refletir sobre a educação infantil e teve como objetivo geral, investigar como a pedagogia decolonial concebe a educação infantil. Em uma pesquisa bibliográfica exploratória, visitamos o arcabouço teórico da Decolonialidade e buscamos entender a Educação Infantil sob uma perspectiva histórica da sua criação e desenvolvimento. Através de uma análise crítica dos documentos que regem a Educação Infantil, elaboramos suas relações com as concepções decoloniais. Dentre os principais achados destacamos historicamente a presença marcante da concepção de criança enquanto sujeito a ser formado e a recente definição de criança enquanto sujeito completo, autônomo e produtor de cultura. Apesar de alguns avanços, os currículos da educação infantil são marcados por uma visão de mundo colonial, alimentando o ideário neoliberal, ainda distantes da proposta de uma educação emancipatória.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48642
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARTHA MANUELLA SAMPAIO LINS LIMA; MARILIA CORDEIRO SERRA DE SENA.pdf250,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons